TEMA

Atualidades.

A primeira vista parece muito fácil escrever uma redação tratando sobre atualidades, mas quando começamos, nos deparamos com uma quantidade imensa de assuntos passiveis de serem abordados. Muitas destas atualidades passam desapercebidas, algumas até muito importantes; outras, sem grande relevância, são muito divulgadas pela mídia. Nota-se que até no que diz respeito a atualidades, o apelo popular, ou seja, a capacidade da notícia em chamar a atenção da população é determinante na hora de ser elevada a assunto da atualidade. A partir dessa elevação, a mídia tem a possibilidade de obter lucros, já que passa a ser um assunto que mobiliza as massas.

Pesquisei rapidamente pela Internet e verifiquei algumas atualidades, as quais relaciono a seguir: massacre no Colorado, crise na Síria, olimpíadas de Londres, Rio+20, redes sociais, crimes da ditadura, sistema de cotas, Titanic 100 anos, mistérios do Santo Sudário, holocausto silencioso do tabaco, copa do mundo 2014, câncer e seus mitos, eleições na Rússia/Estados Unidos/França, incêndio na base brasileira da Antártida, ficha limpa nas eleições, cracolândia, crise do Euro. Estamos em 01/08/2012, e é claro que num período de alguns dias depois já teremos novas atualidades, e as quais relacionei ficarão para traz. Percebe a dificuldade de estabelecer atualidades? Dificilmente encontraremos alguém que tenha tido noticia de todos estes assuntos e seja capaz de conversar sobre eles.


Segundo o dicionário, atualidade quer dizer: Qualidade ou estado de atual, a época presente, notícias atuais. Como não somos Deus para estar em todos os lugares ao mesmo tempo, se quisermos estar a para do que é atual temos primeiro que definir parâmetros e restringir o espaço, tempo e assunto atual que nos interessa. Note que não somente no que diz respeito aos grandes assuntos do planeta há atualidades o tempo todo. Repare quanta coisa mudou em seu ambiente de trabalho quando retorna de um período de férias. Uma vez definido o espaço, tempo e assunto; fica bem mais fácil estar a par do que está acontecendo, e a partir daí... Escrever ou conversar sobre estas atualidades é apenas um pulinho.

Autor: Arnold Gonçalves



Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação