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Leitura e produção de textos na escola.

A leitura de textos em sala de aula tem como objetivos principais o desenvolvimento das habilidades de fluência, entonação e rapidez no processo de decodificação dos signos lingüísticos. É marcada também pela utilização de fragmentos extraídos de livros didáticos, pouco se interessando pela leitura de livros literários mais extensos e complexos. A leitura completa de livros é costumeiramente delegada à família como trabalho de casa para os alunos. O motivo principal é a falta de tempo na sala de aula.

A produção de textos é ainda mais complicada no que diz respeito ao tempo gasto em sala de aula. Os seus objetivos são a coesão textual local e global, o contexto, a força da locução empregada, o conhecimento dos gêneros e tipos de textos, o enriquecimento do vocabulário, e a pratica do raciocínio lógico.


Leitura é definida como o ato, arte ou habito de ler. Como a própria definição diz, ler é uma atividade que deve ser incorporada ao cotidiano das pessoas. O ato da leitura vai muito além de uma atividade estudantil, devemos ler sempre e durante toda a vida, mesmo quando estivermos bem velhinhos.

A capacidade de produção de textos é uma conseqüência do habito de ler. Quanto mais se lê, mais desenvolvida fica a aptidão para a escrita. Alguns questionam quanto a qualidade do que escrevem, em relação aos que tão bem manuseiam as palavras e frases. Essa diferença de qualidade geralmente tem relação com a pratica, quanto mais se escreve, melhor se escreve. Outra característica básica para se escrever com qualidade, é deixar a mente liberta para a criatividade. Num primeiro momento, nunca pense que está escrevendo besteiras, deixe fluir. Depois de escrito, deixe descansar. Num outro dia leia o que escreveu e faça os ajustes necessários. Claro! Jogue fora se estiver um lixo.


Sendo assim, Ler e escrever são duas das atividades mais importantes em nossa vida. Devemos nos aplicar para fazê-las da melhor maneira possível, pois certamente nos levará a uma posição de destaque na sociedade, inclusive financeiramente.

Autor: Arnold Gonçalves


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