TEMA

Sustentabilidade, meio ambiente e reciclagem.

Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

Nunca se falou tanto em sustentabilidade, meio ambiente e reciclagem. Vivemos num mundo em que finalmente começamos a mudar nossa forma de viver, confesso que até um ou dois anos atrás, não acreditava que a humanidade pudesse sair do circulo vicioso em que se meteu, mas vislumbro uma possibilidade real da sustentabilidade vingar.

Não que o humano tenha se tornado consciente e bonzinho da noite para o dia, mas sim porque os capitalistas estão acreditando na possibilidade de novas formas de ganhos econômicos com o novo perfil de sociedade. Morre um nicho econômico, nasce pelo menos um novo. É assim, com uma visão de negócios, que a humanidade irá aderir à sustentabilidade.

Já a um bom tempo, um contingente de capitalistas ganham a vida com a reciclagem. Outro tanto, ganha a vida através da exploração do meio ambiente preservado, exemplo notório, o mercado do turismo. Mas até aqui são movimentos isolados e relativamente desarticulados. Com a Ideia da sustentabilidade, todo esse movimento econômico cada vez mais será regido por um sistema geral de preservação, renovação e rentabilização de dividendos aos capitalistas politicamente corretos que virão por aí.

Os capitalistas tradicionais, aderindo ou não, morrerão naturalmente com o passar dos anos; abrindo espaço para a nova ideologia capitalista. Será uma migração lenta e gradativa, talvez não vejamos esta sociedade sustentável em seu apogeu, mas creio que é mais um simples caso de evolução humana. O mundo não irá acabar, mas o mundo que conhecemos certamente acabará.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação