TEMA

Tudo sobre uma enchente.

As enchentes, na maioria das vezes, são provocadas pela interferência humana no meio ambiente.

É claro que as enchentes são calamidades naturais, visto o que acontece nas cheias dos grandes rios amazônicos, pantanal, e mesmo nos pequenos riachos quando da época de chuva.

Esses problemas com cheias ganham repercussão quando ocorrem em ambiente urbano. As cidades são, em sua grande maioria, fundadas as margens de rios, lagos e mares; e conforme vão crescendo, áreas inundáveis em época de cheia vão sendo gradativamente ocupadas por construções.

Não bastasse essa invasão desordenada de territórios inundáveis, as cidades são quase que totalmente asfaltadas, cimentadas, telhadas, cobertas. A água da chuva cai, corre em busca de uma terrinha para se infiltrar, mas nada, seu fim é a baixada; aquela área inundável que foi ocupada de forma desordenada. Se o volume da chuva for baixo, o regato canalizado consegue levar embora, mas se chover por muito tempo sem dar trégua, é fácil prever, noticia nos jornais de tv.

Com esse quadro desenhado, surge o político, com suas soluções performáticas e, sempre, bem caras para o cofre público, ou seja, para o bolso do cidadão.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação