Terapia da Cozinha

Pergunta: Sobre a Semana de arte moderna.

O Modernismo teve início com a Semana de Arte Moderna, realizada no teatro de São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de Fevereiro de 1922. Idealizado por um grupo de artistas, a Semana pretendia colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, ao mesmo tempo que pregava a tomada de consciência da realidade brasileira.
A transformação do mundo, com o enfraquecimento gradativo dos grandes impérios, com a prática européia de novos ideais políticos, a rapidez dos transporte e mil e uma outras causas internacionais, bem como o desenvolvimento da consciência americana e brasileira. Com isto impunharam a criação de um espírito novo e exigiam a reverificação e mesmo a remodelação da inteligência nacional. Isto foi o movimento modernista, de que a Semana de Arte Moderna ficou sendo o brado coletivo principal.

Os Antecedentes da Semana da Arte Moderna
"Nós não sabíamos o que queríamos, mas sabíamos o que não queríamos (...) o nosso sentido era especificamente destruidor".
Essa frase de Mário de Andrade reforça o caráter revolucionário da chamada "frase heróica" do Modernismo brasileiro, com a Semana de Arte Moderna identificada como o brado coletivo principal de uma série de transformações tanto no âmbito internacional como no interno, tanto no campo artístico como no político e social. Portanto, para se ter Ideia mais precisa do que foi a Semana, é necessária uma rápida retrospectiva dos 10 anos anteriores à sua realização.

A Realização do Evento
As primeiras informações sobre a realização de uma Semana de Arte foram veiculadas pela imprensa paulistana em 29 de Janeiro de 1922; nessa data, o jornal Correio Paulistana noticia a organização da Semana e relaciona todos os prováveis participantes do evento.
Na noite de 13 de Fevereiro foi aberta com a conferência de Graça Aranha, intitulada A Emoção Estética na Arte Moderna, acompanhada da música de Ernani Braga e da poesia de Ronald de Carvalho.
O segundo espetáculo, em 15 de fevereiro, anunciava como grande atração a pianista Guiomar Novaes, que, apesar do protesto, compareceu e se apresentou.
A 17 de Fevereiro, realizou-se o "terceiro e último grande festival" da Semana de Arte Moderna, com a apresentação de músicas de Villa-lobos entrou no palco com casaca e...chinelos; o público interpretou como uma atitude futurista, e foi vaiado. Mais tarde, o maestro explicaria que não se tratava de futurista e sim de um calo arruinado...


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta