Pergunta: Análise de artigo: "Reflexões sobre liderança organizacional"

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o tema liderança, mais especificamente dentro da padronização atual pretendida pelas empresas e organizações. São conceitos mutáveis, sujeitos as mais variadas demandas econômicas e sociais. Não importa aqui a ideia de líder nato, todos devem seguir um roteiro para atingir o comportamento de liderança. Qualquer um pode ser líder desde que aprenda a manusear as ferramentas e modo de se comportar e lidar com as pessoas. Note que líder e lidar são palavras semelhantes.

Este norteamento para atingir o patamar de liderança é dividido em três grandes aptidões a serem desenvolvidas. O primeiro é a estratégia; o líder tem que saber onde quer chegar e todas as suas ações devem ser nesta intensão. O segundo é o conhecimento; ter o domínio sobre o que se trata é de fundamental importância para manter os seguidores. O terceiro é o da influência; ser capaz de tocar o íntimo dos interlocutores é fatal para se chegar ao sucesso. O grande líder sabe o que quer, sabe como conseguir, e sabe como fazer os outros realizarem.

A liderança organizacional costuma estar definida no que é denominado missão da empresa. Ali, normalmente, estão relacionados os padrões para ser líder de sucesso dentro daquele restrito mundo. De forma geral, ele não precisará das habilidades práticas operacionais, mas sim as de fazer com que os subalternos completem da melhor forma o serviço esperado pelos proprietários ou acionistas da empresa. O líder não manda fazer, muito menos irá fazer. Seu desempenho é e será cada vez mais mensurado por sua capacidade de facilitar o acontecimento das coisas.

Neste contexto podemos afirmar que liderança organizacional nada tem haver com os conceitos tradicionais de liderança. Não iremos encontrar definições adequadas em qualquer dicionário que for consultado. Quanto maior a sua capacidade de gerar lucro, melhor será a sua conceitualização enquanto líder Uma coisa ao menos permanece completamente igual, líder é aquele que está na frente, o vitorioso. No mundo organizacional não é possível vencer sozinho, então, o líder é o prumo, a bussola da equipe vitoriosa. Seu trabalho é alinhar, ajustar, direcionar; e não mandar, decidir, determinar.

Leia o artigo: REFLEXÕES SOBRE LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

Pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

Próxima pergunta