Pergunta: Gostaria de dicas para contratar uma pessoa que possa revisar meu livro que será publicado

Vou falar com base em minha experiência ao publicar meus livros.
Quando da publicação de meu primeiro livro contratei uma professora de língua portuguesa, que dava aulas particulares, para fazer a revisão. Saiu bem caro financeiramente, e a professora, em seu tom professoral, corrigiu muitos parágrafos alterando radicalmente a forma e o estilo de escrita. Ficou gramaticalmente correto, porém, houve perda no estilo, passei a não me enxergar no que estava escrito, pois haviam ali palavras que eu jamais usaria.
Quando levei este mesmo livro para a editora, lá haviam revisores, e um deles pegou o meu livro e devolveu com sugestões e não correções. Esta foi uma grande diferença em relação a revisão feita pela professora. Desde então, todos os meus livros publicados posteriormente, levei apenas ao crivo dos revisores das editoras, ainda mais porque de lá para cá surgiram os offices da vida e seus corretores ortográficos, que ajudaram muito na composição dos textos. Situação bem diferente de quando escrevi este meu primeiro livro, que era registrado via máquina de datilografia.
Sendo assim, aconselho procurar a sua editora e solicitar o parecer do revisor, e se por acaso ela não tiver, certamente outras terão. Claro que se você tiver uma professora de confiança ao seu dispor, utilize o conhecimento dela, elas são ótimas, mas prepare-se porque ela irá corrigir um monte de coisas. Se você for publicar o livro usando o trabalho de uma gráfica comum, não esqueça de registrar o livro na Biblioteca Nacional.

Autor: Arnold Gonçalves

Pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

Próxima pergunta