Pergunta: Qual a diferença entre conferência, seminário e palestra?

Conferência - A origem da palavra vem do latim com + ferre, “reunir”. Em uma conferência, o conferecista é apenas um meio, e não um fim. É uma das formas de reunião informativa que se caracteriza pela exposição feita por autoridade em determinado assunto para grande número de pessoas. Exige a presença de um presidente de mesa para condução dos trabalhos, sendo bem mais formal que uma palestra. As perguntas acontecem somente por escrito e devidamente identificadas, bem ao final da exposição.


Seminário - A origem da palavra vem do latim semen, “semente”. Um seminário nada mais é que uma sementeira. É um evento onde dois ou mais expositores apresentam vários aspectos de um determinado assunto. É uma sequência concentrada de atividades com fim específico de desenvolver capacidades, conhecimento e aprendizagem por meio do trabalho. A ideia é somar informações e experiências. “Congresso de menor porte”. Objetiva transmissão, atualização, debate, divulgação ou apresentação de novos conceitos e técnicas centrados num tema básico, que pode ser desdobrado em subtemas. Exposição feita por uma ou mais pessoas e um coordenador. O assunto é conhecido da plateia, que é dividida em grupos. Suas fases são: exposição, discussão e conclusão. O objetivo é informar e debater determinado assunto sob vários ângulos. Duração de 4 a 8 horas diárias, de uma até várias semanas.

Palestra - É um evento caracterizado pela apresentação de um tema, por um especialista, a um grupo de pessoas com interesses comuns. Após a apresentação, deverá ser aberta a possibilidade para questionamentos. Seu objetivo é o de informar e atualizar o público sobre um determinado assunto. Duração mínima de uma hora.



pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta