Terapia da Cozinha

Pergunta: "de modo que", é uma conjunção coordenativa conclusiva?

A conjunção coordenativa é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração. Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação. As orações coordenadas são independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que ligadas pela conjunção.

As conjunções subordinativas possuem a função de estabelecer uma relação entre duas orações, relação esta que se caracteriza pela dependência do sentido de uma oração com relação à outra. Uma das orações completa ou determina o sentido da outra. As conjunções subordinativas são classificadas em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, conformativas, consecutivas, proporcionais, finais e integrantes.

Por início concluí que "de modo que", enquanto coordenativa, esteja em algum ponto entre a forma conclusiva e a forma explicativa; porém, pode ser entendida também como uma conjunção subordinativa causal. Vejamos a seguir a explicação para cada uma delas:

Conclusivas - exprimem Ideia de conclusão: pois, logo, portanto, por isso, etc.;
Exemplos: Pratiquei exercícios físicos, logo me senti muito melhor.
Aquele medicamento é tarja preta, logo, deve ser vendido somente com receita.

Explicativas - exprimem Ideia de explicação: porque, que, etc..
Exemplos: Ele saiu da escola, pois não veio mais.
Não quero mais comer, porque estou satisfeito.

Conjunções subordinativas causais são as conjunções que subordinam uma oração à outra, iniciando uma oração que exprime causa de outra oração, a qual se subordina. As conjunções subordinativas causais são: porque, pois, que, uma vez que, já que, como, desde que, visto que, por isso que, etc.
Exemplo: Os balões sobem porque são mais leves que o ar.

Não me dando por satisfeito com tamanha dúvida, resolvi pesquisar em antigas gramáticas, e para minha surpresa encontrei "de modo que" definida como conjunção subordinativa consecutiva (que expressa conseqüência). Esta definição foi encontrada em "Gramática Pedagógica", de Roberto Melo Mesquita/Cloder Rivas Martos, edição Saraiva, 1980.


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