Pergunta: O que é ortologia, morfologia, sintaxe e regência verbal?

ORTOLOGIA
Disciplina normativa que se ocupa da pronúncia de uma língua, tendo em vista o uso culto. Abrange a ortoepia e a prosódia. Arte da dicção; ortofonia.

MORFOLOGIA
Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

SINTAXE
É a classe gramatical que estuda a construção de frases nas línguas capazes de serem produzidas pelo ser humano também chamadas, línguas naturais. Sendo a parte da gramática que estuda a disposição das palavras no eixo sintagmático e das mesmas no discurso, incluindo a relação entre as diferentes combinações possíveis para transmitir um significado completo que possa ser compreendido. Quando o sujeito produtor do discurso não segue as regras, orientações, de sintaxe da norma culta está produzindo o que é chamado de solecismo.

REGÊNCIA VERBAL
A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade o que estudamos na regência verbal é se o verbo é transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto ou intransitivo e qual a preposição relacionada com ele.


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta