Pergunta: Como escrever um roteiro de novela ou filme?

O texto a seguir, com algumas adequações, foi extraído do site roteiro de cinema; excelente texto, diga-se de passagem. Um dos maiores problemas que um roteirista pode encontrar é a dificuldade de transpor suas ideias para o papel; escrever roteiros para cinema ou televisão implica em encontrar dificuldades e soluções bastante semelhantes. Neste longo percurso pode-se perder o sentido e objetivo original da história, de modo que a obra não atenda as suas expectativas. Para evitar este problema faz-se o uso de técnicas para a escrita, que permitem o desenvolvimento da história sob controle do autor. As técnicas podem variar de acordo com a preferência do autor, mas de um modo geral são muito similares, dividindo-se em uma série de etapas, desde a concepção da ideia até o roteiro final. Normalmente divide-se em sete etapas: ideia, Story Line, Sinopse, Perfil de personagens, Argumento, Estrutura e Roteiro.


O uso destas etapas permite que o roteirista, mesmo que seja iniciante, consiga escrever textos dos mais variados tamanhos. Desde roteiros para curta metragens, que têm cerca de quinze páginas, até longas metragens, que podem ter entre 60 e 120 páginas. Cada página equivale a um minuto da obra filmada, mas isto pode variar. As novelas e séries produzidas para televisão podem superar em muito o número de páginas de um longa metragem. Vamos pegar como exemplo uma novela da Globo que vai ao ar no horário nobre. Cada capítulo tem cerca de 60 minutos, ou seja, 60 páginas. Como são 6 capítulos por semana, temos 360 páginas a cada semana, 1440 páginas por mês e 8640 em seis meses, mas geralmente duram menos. Portanto é vital que o autor possa ter sempre uma visão do conjunto do texto, evitando que o sentido da história se disperse no meio de tantas páginas. A seguir, veremos mais detalhadamente as etapas para a construção do roteiro.

Ter uma ideia é o principio de qualquer roteiro, não chega a ser uma etapa propriamente dita, mas é o início do processo. A criatividade do autor conta muito neste ponto, mas um roteirista não pode depender do surgimento espontâneo de uma ideia. A sua produção seria limitada e ele ficaria, na maior parte do tempo, esperando uma grande ideia chegar. Não se deve perder tempo esperando a grande ideia aparecer, deve-se procurá-la, criar condições para que ela venha. Fica-se, então, a questão: Onde encontrar uma boa ideia. As ideias não surgem simplesmente do nada, existe sempre uma fonte de inspiração. Segundo o roteirista Lewis Herman, as ideias podem ser originadas de seis fontes. São elas: ideia selecionada - Tem se a ideia a partir de alguma lembrança ou experiência pessoal. Este tipo de ideia pode resultar em bons roteiros, mas não é muito confiável, pois, sempre chega um momento onde as memórias do autor, que resultem em um bom roteiro, se esgotam.

ideia verbalizada - Quando a ideia surge de alguma conversa ou história que ouvimos. Muitas vezes um comentário ou até uma conversa alheia pode fornecer uma ideia. ideia lida - Quando a ideia surge a partir de algo que lemos. Pode ser: jornal, revista, livro, folheto. Esta fonte é ilimitada e o autor não fica na dependência de escutar uma conversa ou ter uma lembrança que lhe inspire. ideia transformada - Neste caso a ideia surge de uma obra de ficção (livro, revista, filme, peça de teatro). Mas lembre-se a sua ideia deve ser sempre original, não um plágio. Esta é uma fonte de inspiração não uma cópia. Você pode pegar a ideia da obra e transformá-la. ideia proposta - Quando alguém propõe uma ideia a você. Pode se dar de maneiras diferentes: Um produtor encomenda um roteiro sobre uma história ou ideia já existente. ideia procurada - Quando você deseja escrever sobre um determinado tema. Para tanto você deve estudar ou pesquisar sobre o tema em questão.

Por exemplo: você quer participar de um concurso de roteiros que tenha um tema específico. STORY LINE: Este termo em inglês significa "linha da história". A tradução não é exata, mas passa uma boa ideia do seu significado. Um story line é um resumo da história a ser transformada em roteiro, ela possui no máximo cinco linhas e contém apenas o conflito principal de sua história. O story line é o começo das etapas para se desenvolver um roteiro. Após ter a ideia você deverá passá-la para o papel de modo resumido, contendo apenas o conflito principal. Nesta etapa ainda não há preocupação com o nome dos personagens ou o lugar onde se passa a ação. Deve-se evitar os adjetivos e dar ênfase aos verbos, pois, são estes que representam a ação em seu estado mais puro. Por este mesmo motivo deve-se sempre colocar a história no tempo presente, mesmo que no roteiro final ela seja contada no passado. O presente nos deixa ver com mais clareza o desenvolvimento da ação na história.

O termo ação aqui utilizado não se refere, unicamente, aos roteiros de aventura ou policial, mas a atividade humana em geral. O grande motivador da ação é o conflito. O surgimento do conflito retira a personagem de sua vida cotidiana e a leva a agir, se movimentar para resolver o conflito gerado. Segundo Deleuze, os filmes baseados na ação seguem dois modelos: o herói vive no seu mundo comum até que uma força externa ou interna altera a realidade e ele luta para anular esta força e retornar a situação anterior; ou o herói vive em mundo onde o conflito está presente. Para se escrever um bom story line é preciso que o conflito matriz seja descrito com clareza e apresente três pontos chave: A apresentação do conflito - Qual é o conflito? O desenvolvimento do conflito - Qual o resultado do conflito? A solução do conflito - Como se resolve? Em resumo;

O story line deve: ser claro, direto e curto (cinco linhas); ter economia de adjetivos e uso dos verbos (no presente); ter a apresentação, desenvolvimento e solução do conflito principal. A sinopse é mais extensa que o story line, pode ir de dez a quinze linhas e apresenta informações sobre as personagens principais e sobre o local onde se passa a história. Muitos dos cuidados em se escrever um story line também se aplicam a sinopse.


O uso de adjetivos deve ser cauteloso. Deve-se sempre ter em mente que o roteiro não é uma obra completa, ele é feito para ser transformado em imagens. Portanto, em um roteiro você não conta uma história, você a mostra. Os adjetivos descritivos não apresentam problema, mas podem ser usados melhor na etapa a seguir. Por outro lado, os adjetivos que revelam algo da personalidade só podem ser visíveis através da ação, assim você não deve colocá-los. Se for uma característica realmente importante à própria ação se encarrega de mostrá-la. A trama principal ou conflito essencial pode ser desenvolvido com mais detalhes. A história deve ser situada no tempo e espaço, mas não é necessária a descrição dos ambientes. A sinopse é, assim como o story line, um resumo da história, de forma que deve conter apenas o que for importante. As informações sobre as personagens são superficiais e apenas descritivas.

Tendo em mãos o fio principal da história é hora de se buscar as personagens que possam vivê-la. PERFIL DE PERSONAGENS: Nesta etapa os adjetivos tem preferência sobre os verbos. É a hora de você conhecer suas personagens. O perfil é um conjunto de informações físicas e psicológicas da personagem, podendo estar incluída a história ou antecedentes desta. Quando você conhece bem alguém é fácil prever suas reações. Por isso um perfil bem elaborado torna mais fácil a construção dos diálogos e do desenvolvimento da história. As informações podem incluir a história pessoal, características físicas e psicológicas. A quantidade de informações depende da importância da personagem. Quanto melhor e mais precisas as informações, mais força vital terá a personagem e, portanto, terá um forte respaldo emocional, ao ponto da personagem ter "vida própria". O modelo para construção do perfil consiste em se responder pelo menos algumas das seguintes questões:

Aparência física, Saúde, Forma de vestir, Postura física, Movimento/ritmo, Conteúdo da fala, Hábitos Visuais, Fragmentos de trabalho, Hobby, Micro ações, Detalhes do ambiente, História pessoal, Nível educacional, Antecedentes familiares e sociais, Preferência amorosa, O que gosta e o que não gosta, Preconceitos, manias e defeitos, Necessidades, desejos, objetivos, arrependimentos e rancores, Falhas, Característica que pode perdê-lo ou salvá-lo, Problema externo ou interno, etc.Muitas destas questões podem ter a mesma resposta. Não se esqueça que estas questões são referentes a uma mesma pessoa, portanto, as respostas são relacionadas entre si. Algumas vezes elas podem ser contraditórias, principalmente, quando se quer que uma personagem que viva um conflito interno. Não se deve esquecer que as personagens de uma história têm, geralmente, uma opinião formada sobre as outras personagens e não têm consciência de todas características formuladas pelo autor.

Em certas histórias o próprio protagonista desconhece suas características na totalidade. Elaborado os perfis das personagens podemos compreender como cada personagem pensa e como irá reagir às situações nas quais a colocaremos. O argumento consiste na história contada em sua íntegra, tendo como base a sinopse. Existe maior liberdade para o uso dos adjetivos, mas não se esqueça que um roteiro é uma história para ser contada em imagens. Não crie problemas para você mesmo, muitas vezes é difícil passar para a imagem determinadas situações. Por exemplo:Aderbal é tímido. É complicado representar isto em imagens. Tendo feito o perfil de Aderbal, o autor sabe que ele é tímido, mas ao colocar desta forma no argumento tem-se dificuldade em visualizar a timidez e transformá-la em uma cena. A opção mais sensata é caracterizar a timidez por uma ação. Solução 1: Flávia sorri para Aderbal e ele abaixa a cabeça, sem graça. Solução 2: Flávia sorri para Aderbal e ele se intimida.

A primeira opção me parece mais clara. O adjetivo "sem graça" que aparece na opção pode ser mostrado facilmente. O tamanho do argumento varia conforme o tamanho da obra e o estilo do autor. Alguns roteiristas acreditam que uma página de argumento equivale a dez páginas de roteiro em um longa metragem. Mas este cálculo está longe de ser exato, pois, as próprias características da obra podem fazer este número variar. No argumento pode-se descrever melhor os ambientes onde a história se passa e se colocar as personagens secundárias. Além disso, pode se desenvolver o "plot" (conflito essencial, trama principal) e os "subplots" (conflitos secundários). Em obras convencionais deve-se ter o cuidado de sempre se resolver o conflito principal e os conflitos secundários, até o fim da história. O melhor exemplo disto é a telenovela. Na maior parte das vezes o autor nunca tem certeza de quando a novela irá terminar.

O fim é definido pela emissora tendo em vista o sucesso ou fracasso nos números do IBOPE. Portanto, o autor fica incumbido de resolver a trama principal e as secundárias nos capítulos finais. Basta observar como as situações vão se resolvendo no último capítulo. O mocinho fica com a mocinha, os personagens secundários encontram casamento ou destinos alternativos e os vilões, geralmente, encontram seu castigo. ESTRUTURA: Com a sua história pronta é hora de transformá-la em roteiro. A história contada no argumento deve ser diluída em cenas. Para, tanto, faz-se uso da estrutura ou escaleta. A estrutura é a divisão do argumento em cenários e cenas. Neste momento o autor pensa somente em imagens e seguindo o argumento ele vai dividindo as cenas, marcando o ambiente onde ela se passa e informando o que ocorre de importante neste ambiente. A elaboração da estrutura é relativamente simples.

a) Traça-se uma pequena linha vertical. b) No lado esquerdo coloca-se o número da cena. c) No lado direito põe-se o local onde a cena se passa, uma referência sobre a luz ambiente(interior ou exterior) e sobre o horário (noite ou dia). d) Abaixo deste cabeçalho coloca-se o que ocorre na cena (somente o que for importante). A estrutura também pode ser feita de modo não linear. Escreve-se as cenas em fichas de papel, depois prega-se as fichas em uma cortiça. Visualizando as fichas, o autor as dispõe de modo a compor o filme. Este método permite se manipular o modo de contar a história, mas para um roteirista principiante, ele pode trazer algumas dificuldades. Com a elaboração da estrutura já se vê o roteiro tomar forma. Ao terminar de escrever as cenas, o autor deve verificar se a história está coesa e coerente com os seus objetivos e se as informações são suficientes para que o espectador entenda a história.

O roteiro é dividido em cenas e contém: a descrição dos ambientes e da ação, o nome dos ambientes e personagens, os diálogos e indicações para personagem, e, por último, a indicação de efeitos para transição de cenas. O formato de roteiro, aqui, ensinado é o "master scenes", que é o mais utilizado atualmente. Cada informação tem seu local específico. O cabeçalho da cena informa: o número da cena, onde se passa e a luz do ambiente (interior ou exterior, noite ou dia). Logo abaixo vem a descrição do ambiente e da ação que está ocorrendo. Centralizado abaixo da descrição o nome do personagem e embaixo dele a fala e a indicação para o personagem. Abaixo da fala pode ter outra descrição de ação ou o efeito de transição para outra cena. Segue-se o modelo para se escrever uma cena neste formato: Cena XX (ambiente/ locação) (luz do ambiente) (Descrição do ambiente) (Descrição da ação) (nome do personagem) (rubrica) (fala) (descrição da ação) (efeito de transição).

A seguir, um exemplo de cena com os espaços preenchidos. CENA 13 Casa de Aderbal - sala int./dia A sala é pequena e tem poucos móveis. Um sofá velho e uma mesinha de centro. Aderbal está sentado no sofá, lendo uma revista. A porta se abre e Flávia entra. Aderbal joga a revista em cima da mesa. FLÁVIA Você queria falar comigo? ADERBAL (tímido) É que eu, eu. FLÁVIA (irritada) Eu o que? Aderbal!? Aderbal pega a revista, a abre e abaixa a cabeça. FLÁVIA Você é um palerma, Aderbal! Flávia sai irritada e bate a porta com força. Aderbal joga a revista no chão. CORTA PARA: A indicação de local pode ter subdivisões, como no exemplo acima, o uso da rubrica deve ser reduzido, pois, se a cena está bem escrita o ator percebe que entonação dar a sua fala. Procure sempre escrever a cena com começo, meio e fim. Não se esqueça que a descrição da ação ou ambiente, deve sempre se referir a imagens.


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta