Montagem de escaletas & Ganchos em novelas

Montagem de escaleta
Também chamada de Estrutura, é uma etapa decisiva para o fortalecimento da ideia, o que permite transformar as ideias em cenas. A escaleta é uma pré-formatação do roteiro da novela. É um momento muito importante e delicado no processo de criação audiovisual, “pois a escaleta determinará quantas cenas serão necessárias para transmitir as ações dos personagens e a história completa” (Moletta, 2009, p. 34). A escaleta permite que o roteirista separe as cenas que construirão sua história e que servirá de argumento para o roteiro. “A escaleta limpa as arestas, inserindo só o realmente necessário para contar a história por meio de imagens e sons de acordo com a narrativa escolhida” (Moletta). A construção de uma escaleta exige que seja feita uma nova escrita e uma nova linguagem pois, para escrevê-la, é necessário pensar por imagens e escrever sob a forma de ações.

Ganchos em novelas
Uma das principais funções dramatúrgicas do gancho é a forma como ele atua na modulação ou ritmo da novela. É elemento fundamental na criação de tensões e centros de interesse, definindo os rumos da trama. Assim, o trabalho de decupagem mostra que além dele existiam outros ganchos na narrativa teledramatúrgica. Começamos a perceber que, entre um bloco e outro há um gancho que, ao suspender a ação, cria uma expectativa para o novo bloco, grudando um episódio no outro. Desse modo, o gancho liga a narrativa entre os interprogramas. Não é, entretanto, apenas entre os blocos que existem ganchos, mas também entre as cenas. A decupagem revela que cada cena termina com uma inquietação, dúvida, suspeita, promessa, ou expectativa. O corte estabelecido pelo roterista, diretor ou editor lança no ar possíveis e prováveis ações, criando no público um anseio, esperança ou expectativa que resulta num tensionamento que o mantém ligado na história, deixando de perceber os fragmentos em que compõe a ficção televisiva. Esse investimento psico emocional, representado pelo gancho, prolonga a atenção, vivência e memória do público que na volta do capítulo interrompido, concentra-se novamente na continuidade da história.

Fontes:
COSTA, Profa. Dra. Maria Cristina Castilho. Importância e função dramática do gancho na telenovela.
MOLETTA, Alex. Criação de curta metragem em vídeo digital: uma proposta de produção de baixo custo. São Paulo: Summus, 2009.
PISANI, Marilia Mello. Escaleta e Roteiro. http://uab.ufabc.edu.br.
Compre e leia os livros, vale a pena. Prestigie os autores.


Menu de Novelas

Menu de Novelas

Próximo texto

Próximo texto