O impostor

Autor: Evandro Guerreiro

Contato: evandroguerreiro.79@hotmail.com

Olá leitores do site! Gostaria de compartilhar com vocês a sinopse que escrevi. Sou amador como vocês irão perceber, e nunca havia escrito uma sinopse antes; na verdade ela é um esboço de um esboço de uma sinopse. Espero que vocês gostem da história e que dê para entender meu raciocínio. Meu nome é Evandro Gerreiro e gostaria muito de fazer contato com pessoas que também, assim como eu, gostam de “brincar” de escrever sinopse de novelas.

1º FASE
Ernesto Souza é um grande e respeitado empresário da área da construção civil. Homem de origem simples, mas ambicioso, começou a trabalhar ainda muito jovem como servente de pedreiro em uma pequena construtora, onde logo foi ganhando a confiança de seu patrão, que viu nele não apenas um servente, mas sim o homem de negócios. Com o passar do tempo Ernesto foi mostrando que era um empreendedor, e devagar passou a ocupar outros cargos na construtora chegando a ser sócio e depois assumindo o lugar de seu patrão, que nessa altura já era seu sogro, pois se casou com Tereza, filha única do sogro/patrão e assumiu de vez a direção dos negócios, tendo muito êxito e multiplicando o patrimônio, fazendo que a pequena construtora passasse a ser uma das principais empresas de empreendimentos imobiliários do estado de São Paulo e até do Brasil. Hoje com 60 anos, viúvo, pai de duas filhas, Ernesto vive um momento delicado em sua vida. Depois de fazer alguns exames, acaba de ser diagnosticado com um câncer em estagio bem avançado, onde os médicos não foram nada otimistas, informando que ele teria pouco tempo de vida. Diante dessa noticia, Ernesto decide que vai tentar reparar um erro do passado, erro o qual ele se arrepende amargamente e que o faz infeliz; ter abandonado Rita seu grande amor do passado, grávida de um filho seu. Ernesto nos primeiros anos de casado, já pai de suas duas filhas, se envolveu com Rita funcionaria da construtora e acabou a engravidando. Quando Rita disse a ele que estava esperando um filho ele se desesperou, pois era o seu momento de ascensão profissional na empresa, e assumir aquela criança resultaria provavelmente no divórcio com Tereza e conseqüentemente ele deixaria de ser o homem de confiança do sogro, um homem muito conservador. Diante de ter que escolher entre viver ao lado de Rita seu verdadeiro amor ou o continuar ao lado de sua esposa Tereza e continuar administrando os negócios do sogro, que nessa altura já era uma grande patrimônio, a ambição de Ernesto falou mais alto e ele sugeriu que Rita fizesse um aborto e continuasse sendo sua amante. Rita se decepcionou profundamente com a atitude de Ernesto e decidiu sumir de vida dele, indo embora de São Paulo juntamente com Osmar, também funcionário da construtora, homem bom, honesto, apaixonado por Rita a ponto de assumir a paternidade do filho que ela esperava.
Sem saber do paradeiro de Rita e de seu filho, Ernesto revela essa história apenas para Claudio, seu advogado nas empresas e “braço direito”. Ernesto confiava bastante em seu advogado, porém não deveria, pois Claudio não era honesto e de bom caráter; ele apenas esperava uma oportunidade para levar vantagem à custa do patrão. A missão dada a Claudio era descobrir o paradeiro de Rita e de seu filho, afim de que Ernesto o reconhecesse como filho e o incluísse no testamento.
De posse do nome completo e outros dados pessoais de Rita, levantados no arquivo da construtora, o advogado passa a procurar por ela e descobre que na época ela mudou-se para Campinas, casou-se com Osmar, teve dois filhos e já faleceu a mais de dez anos. Ernesto ao receber as informações levantadas por Claudio tem a certeza de que um desses filhos de Rita, também é seu filho, e fica muito feliz, pois sempre teve o sonho de ter um filho homem para ser seu sucessor nas empresas. Claudio, a pedido de seu patrão, viaja para Campinas com a finalidade de encontrar o filho de Ernesto. Sem muitas dificuldades ele localiza o endereço onde vivem Osmar, e seus dois filhos; Eduardo, filho o qual ele assumiu a paternidade e Edson filho do seu relacionamento com Rita que nasceu quando Eduardo tinha pouco mais que um ano. Os dois irmãos têm personalidades bem diferentes, porém um tipo físico bem parecido; Eduardo é um jovem, honesto, batalhador que trabalha como vendedor em uma concessionária de veículos. Atualmente é Eduardo que cuida com toda dedicação de Osmar que sofreu derrame há alguns anos e vive acamado necessitando de cuidados especiais. Já Edson é um jovem ambicioso de caráter duvidoso que sonha em “subir na vida” a qualquer custo; assim momo o irmão Eduardo, Edson também é um jovem muito inteligente, mas não tem emprego fixo, vive de negócios, muitas vezes ilícitos e depende muito financeiramente do irmão e da aposentadoria do pai para sustentar a esposa Valquíria e o filho Paulo de três anos.
Em fim Claudio, entra em contato, marca uma conversa com Eduardo e Edson e revela que um dos irmãos pode ser filho do seu patrão Ernesto, e que provavelmente seja Eduardo o tal filho procurado, pois ele é o mais velho dos dois. Essa noticia cai como uma bomba sobre Eduardo, que a principio não acredita, mas Osmar confirma que ele não é seu pai biológico. Diante da confirmação de toda história Eduardo, pegando a chave do carro, diz que para ele seu único e verdadeiro pai é Osmar e que jamais ele aceitara o dinheiro ou qualquer outra coisa que venha de Ernesto, e em seguida sai com o carro em alta velocidade, sem rumo e totalmente desorientado. Edson também fica chocado com a revelação bombástica e no fundo, cheio de inveja por não ser ele o filho do tal milionário, o que mudaria completamente sua vida. Edson prevendo que essa situação pode ser um “bilhete premiado da loteria” pede para Claudio dar um tempo, dizendo que seu irmão é um bobo medíocre, que pensa pequeno e que tentara fazer com que ele mude de opinião e aceite Ernesto como pai. Claudio na hora percebe que Edson e ele podem ser grandes amigos e de alguma forma tirar alguma vantagem nessa historia. Só não sabe como, ainda!
Naquela noite Eduardo totalmente desolado para em um bar bebe muito voltando a dirigir totalmente embriagado e na madrugada, quase amanhecendo o dia, sofrendo um grave acidente ficando em coma, entre a vida e a morte. No momento do acidente Eduardo estava sem seus documentos, por ter saído apressado, mas no porta luvas do carro estava os documentos de Edson contendo, e por esse motivo e aparecia física dos irmãos suas identidades foram trocadas; Eduardo foi identificado como Edson. No mesmo dia, logo pela manha, Claudio procura Edson para juntos tentar convencer Eduardo a aceitar ser reconhecido como filho de Ernesto, e nessa mesma hora chega à trágica noticia de que “Edson” havia se envolvido em um acidente automobilístico e estaria entre a vida e a morte. Antes que Valquíria ou Edson pudessem desfazer o mal entendido, comunicando que não era Edson o acidentado e sim Eduardo, Claudio em questão de segundos bola um plano para por “as mãos” na fortuna de Ernesto; o plano é Edson assumir o lugar de Eduardo, e ser reconhecido como o filho bastardo do milionário. No inicio tanto Edson quanto Valquíria fica com medo, mas depois acabam concordando. Depois de constarem no hospital que realmente o quadro de Eduardo é grave e quase que irreversível Claudio e Edson começam a colocar seu plano em ação. Claudio então comunica Ernesto que localizou seu filho, e o levara a São Paulo, para que pai e filho possam se conhecer. Valquíria fica encarregada de internar Osmar em uma clinica de idosos, mentindo para ele que foi Edson que se acidentou e que por esse motivo ela teria que cuidar do marido acidentado e do filho, por isso e não teria tempo de cuidar do sogro, e que Eduardo foi para São Paulo com Claudio conhecer seu pai biológico. Osmar reluta em aceitar que Eduardo o abandonará e sofre muito. Valquíria também ficara encarregada de acompanhar a recuperação de Eduardo fingindo ser sua esposa, sempre mantendo Edson e Claudio informado, pois a expectativa era que Eduardo resistisse vivo para que caso fosse necessário um teste de DNA para comprovação da paternidade, Claudio daria um jeito de colher o sangue do verdadeiro filho de Ernesto, sendo assim o resultado seria compatível.
Sabendo que seu filho foi localizado Ernesto comunica suas duas filhas, Mercedes e Izabel, que elas tem um irmão fruto de um relacionamento seu no passado, e que pretende reconhecê-lo e fazer dele seu sucessor nas empresas da família. Essa noticia revolta, suas filhas principalmente Izabel, uma mulher ambiciosa e gananciosa, que tinha como objetivo ser a sucessora de seu pai. Ela é casada com Jarbas a quem a própria define como um “babana” e não se conforma pelo fato do marido não ser o braço direito do sogro nos negócios ao invés de Claudio que nem da família é. Juntos o casal tem dois filhos; Ricardo e Juliana. Izabel faz de tudo para impedir que Eduardo seja reconhecido como seu irmão e assuma os negócios da família. Ela tem um caso secreto com Claudio, mas o relacionamento deles terminam pois ela considera que Claudio traiu sua confiança ao não contar nada para ela sobre o seu meio irmão. Já sua irmã Mercedes embora também não tenha gostado da noticia, não faz nada contra Eduardo (Edson), pois no momento ela vive em função de tentar salvar seu casamento com Orlando com o qual tem um filho; Orlandinho. Ela é uma mulher deprimida que encontra refugio na bebida.
Mesmo sob os olhares de desaprovação da família e principalmente da filha Izabel, Ernesto reconhece Eduardo (Edson) como seu filho e o coloca no testamento que ele será seu sucessor com 51% das ações de suas empresas e os outros 48% seria divido entre Mercedes e Izabel. Ernesto também deixa 1% para sua irmã Aurora.
Paternidade reconhecida, agora a nova missão de Claudio é preparar o novo herdeiro para que ele fique apto a assumir a direção dos negócios da família, missão essa que ele desempenhara com muito prazer, pois é de seu total interesse, fazendo parte de seus planos.
Enquanto isso Valquíria esta cansada de fingir ser esposa de Edson (Eduardo) em Campinas e sabendo que deu tudo certo o reconhecimento da paternidade vai para São Paulo atrás de Eduardo (Edson) e diz que seu irmão acabou morrendo. Chegando lá ela é acolhida como se fosse a viúva e o filho do irmão morto. O relacionamento dos dois causa estranheza perante a família, principalmente em Izabel. Mais tem um pequeno detalhe: nem Claudio nem Eduardo (Edson) confirmam se a versão de Valquíria sobre a morte de Edson (Eduardo) é verdadeira. Com o passar do tempo Eduardo (Edson) e Valquíria já estão bem tranqüilos em relação suas novas vidas e então eles começam a planejar matar Claudio que é o único que sabe de toda a verdade, e assim além de eliminar a única testemunha não teriam que dividir com ele a fortuna que a qualquer momento estaria em suas mãos.

2º FASE
Vinte e cinco anos se passaram desde que Ernesto faleceu e Eduardo (Edson) assumiu os negócios da família tornando-se um grande empresário com a ajuda de Claudio, seu fiel escudeiro e comparsa no plano que tramaram anos atrás. Juntos multiplicaram o patrimônio herdado por meios ilícitos, como sonegação, lavagem de dinheiro. Eduardo (Edson) se tornou um homem frio amargo que até o momento não demonstra arrependimento por ter assumido um lugar que não era seu, e ter abandonado seu irmão entre a vida e a morte e seu verdadeiro pai em uma casa de repouso onde morreu sozinho. Já Valquíria que até então perante as pessoas era a cunhada passou a ser sua esposa e Paulo que na verdade é seu filho biológico foi criado como se fosse o sobrinho filho do irmão e hoje é seu ponto fraco, pois Paulo tornou-se um jovem revoltado, que só pensa em “curtir a vida” não quer saber de trabalhar nas empresas da família e bate de frente com Eduardo (Edson) criando muitos conflitos. Valquíria hoje mais conhecida com Val, tornou-se uma perua fútil e brega que tenta a todo custo entrar para a sociedade paulistana, mais sofre preconceito por parte das socialites. Val e Eduardo (Edson) ainda tiveram mais uma filha, Bia, que morre de vergonha das loucuras e breguices de sua mãe. Valquíria nem sonha que Eduardo (Edson) a trai com varias mulheres e tem uma amante “fixa”, Silvia, que o ama verdadeiramente e sonha em ter um filho com ele.
Izabel continua uma mulher ambiciosa, gananciosa e inconformada em ter dividido a fortuna da família com o bastardo; é assim que ela se refere a Eduardo (Edson). Os dois vivem em pé de guerra, pois Izabel tenta a qualquer custo que seu filho Ricardo, que na verdade é um “fantoche” nas mãos da mãe, ocupe uma posição de destaque nas empresas da família. Seu maior temor é que Paulo seja o sucessor de Eduardo (Edson) o que na verdade é o sonho do seu meio irmão. Em determinado momento da história sua filha Juliana, residente em medicina, se apaixonara por Paulo que estará totalmente entregue as drogas e a força desse amor mudara completamente suas vidas. Izabel, claro, fará tudo para impedir que eles fiquem juntos. Jarbas continua sendo tratado como um “banana” pela esposa que sempre o humilha, mas o que ela nem imagina é que ele é amante de uma das suas melhores amigas; Meire. Izabel também não perdoa Claudio por ajudado a encontrar e reconhecer Eduardo (Edson) como filho; ela se senti traída pois no passado ela e Claudio foram amantes.
Mercedes no passado não conseguiu salvar seu casamento com Olavo e é rejeitada pelo filho Olavinho, um médico urologista bem sucedido que não quer ter contato com a mãe. Depois que se separaram Mercedes continuou deprimida se envolveu em vários outros relacionamentos que também não deram certo, teve mais uma filha, a doce Luiza que sempre esta ao lado da mãe em toda e qualquer situação e tentando fazer com que ela deixe o vicio da bebida e mude de vida. Atualmente Mercedes vive junto com Alcione, mas em um relacionamento que também esta por um fio, pois ela continua entregue as bebidas e fazendo muitas loucuras. Em determinado momento da história surgira um triangulo amoroso entre Mercedes, Luiza e Caio, namorado de Luiza e isso trará muito sofrimento; mãe e filha antes amigas se tornarão rivais.
É nesse contexto que na história surgira o misterioso José Silvare, que na verdade é Eduardo, que não morreu como Valquíria havia dito no passado; Eduardo com a falsa identidade de José Silvares mora em uma comunidade que se formou em terrenos de propriedade da família Souza, que foram invadidos a cerca de 15 anos. Com a identidade de José Silvares, o verdadeiro Eduardo faz de tudo sem medir esforços, para se aproximar de Eduardo (Edson) e de sua família, principalmente de Valquíria e Paulo, afim de colocar de em pratica um plano de vingança pelo que fizeram com ele no passado. Um dos objetivos dele é fazer com que Valquíria descubra o relacionamento secreto entre Silvia e Eduardo (Edson) para que essa descoberta venha estremecer a relação do casal, e ele também já percebeu que um dos pontos fraco de Eduardo (Edson) é Paulo. Será ele capaz de se vingar do irmão que assumiu sua identidade, mesmo que para isso ele tenha que fazer mal ao próprio sobrinho que no passado ele ajudava a criar? A sede de vingança pode transformar o caráter de uma pessoa?
Ainda fazendo parte do plano de vingança de José Silvares, aproveitando a questão da invasão das terras da família Souza ele planejara um atentado na comunidade, na intenção de fazer com que culpa recaia sobre Eduardo (Edson) que tenta na justiça fazer com quem essas famílias desocupem as terras para construção de um grande Shopping Center e um condomínio de luxo. Durante esse atentado o líder da comunidade morre e sua filha Helena, querendo fazer valer todo esforço de seu pai, assume a posição de líder daquelas famílias na tentativa de fazer com que elas não sejam despejadas e a comunidade permaneça no local. Helena que já não gostava de Eduardo (Edson) pela questão da batalha da comunidade, passa a odia-lo por pensar que ele é o responsável pelo atentado que resultou na morte do seu pai. Percebendo o sentimento que Helena nutri por Eduardo (Edson), José Silvares se aproxima dela na intenção de usá-la em seu plano de vingança, mas essa aproximação resulta em uma grande paixão; ele que no começo apenas queria ter ela como um “trunfo” no plano de vingança, agora tem medo que ela descubra que ele foi o responsável pelo atentado que causou a morte do seu pai. Mas por ironia do destino durante a batalha que Helena trava contra Eduardo (Edson) pela defesa da comunidade, ambos acaba se aproximando cada um em defesa de seus interesses e daí surge uma paixão avassaladora. Helena fica confusa em relação a esse sentimento e fica dividida entre os dois irmãos sem imaginar a ligação que existe entre eles, e esse triangulo amoroso trará muitas reviravoltas na historia.

Considerações finais
A historia se passa na cidade de São Paulo nos dias atuais e a primeira fase será contada através de flash back.
Claudio será assassinado logo no inicio da historia e muitos personagens serão suspeito pois cada um tinha um motivo para cometer tal crime.
Outros personagens não descritos nessa “pré-sinopse” também farão parte da história como os jornalistas Pedro e Robinho; Pedro é apaixona por Helena e tenta descobrir os “podres” do grande empresário Eduardo Souza; já Robinho é um colunista social.
Um dos cenários será uma clinica médica onde trabalham Silvia, Juliana e Olavinho, personagens já descritos, junto com outros personagens que surgirão na historia.
O IMPOSTOR é um título provisório e outra possibilidade de titulo é DOIS IRMÃOS; aceito outras sugestões.

Comentário - Site do Escritor
Muito bom o seu texto. Uma novela bastante afinada com as que vemos na Globo dos dias atuais. Só vejo uma característica que costuma confundir os telespectadores, é a presença de flash backs. Tem que ter muito cuidado com isto, pois diferentemente de um filme, onde as pessoas costumam assistir do inicio ao fim numa única seqüência, na novela, o público costuma “perder” diversos capítulos, e esse tipo de situação pode fazer com que fiquem desorientados em relação à trama e percam o interesse. Não é por acaso que a novela corre no começo e fim e enrola por vários meses durante o meio. O núcleo central está tão interessante que o resto é resto. Poderia até minimizar essa parte de “peruas”, “jornalistas”, “socialites” e “colunistas sociais”. Essa novela tem cara de drama, ação e suspense. A comédia pode tirar o foco do principal. Pensa bem, pelo que fez no passado, Valquiria está mais para má do que para perua. Ela mesma pode ser capaz de acabar com a raça de Eduardo (Edson), ainda mais por estar sendo traída. E Eduardo (verdadeiro), pode muito bem ter se revoltado e se transformado numa figura perigosa da sua comunidade. O clima pode ficar bem tenso se trabalhado adequadamente. Tem muito vilão para pouco mocinho. Quanto ao título, está ótimo “O impostor”. Parabéns!


Texto anterior

Texto anterior

Próximo texto

Próximo texto